Category:




Stand-up comedy é uma expressão em língua inglesa que indica um espetáculo de humor executado por apenas um comediante. O humorista se apresenta geralmente em pé (daí o termo 'stand up'), sem acessórios, cenários, caracterização, personagem ou o recurso teatral da quarta parede, diferenciando o stand up de um monólogo tradicional. Também chamado de humor de cara limpa, termo usado por alguns comediantes.

Ainda há confusão na diferenciação do humorista stand up e de outros estilos, como o contador de piadas, o mónologo de humor, o "one man show", gênero semelhante, mas que permite outras abordagens (interpretação de personagens, músicas, cenas).

O humorista stand up não conta piadas conhecidas do público (anedotas). O texto é sempre original, normalmente construído a partir de observações do dia-a-dia e do cotidiano. Praticamente qualquer coisa pode ser usada como ingrediente na comédia stand-up. Muitos comediantes trabalham durante anos para lapidar 60 ou 70 minutos de material humorístico, que normalmente executam aos pedaços várias e várias vezes, aperfeiçoando lentamente cada piada com o passar do tempo. O estilo é considerado por muitos um dos gêneros mais difíceis de se executar e dominar, talvez porque o artista em cena esteja desarmado, despido de personagens, apresentando suas idéias à respeito das coisas do mundo, e ainda esteja à mercê da platéia: não raro deve-se ajustar rapidamente sua apresentação de acordo com o humor e gosto de uma platéia específica. Ainda, as habilidades necessárias pra ser um stand-up comedian são diversas. É freqüentemente necessário que se assuma de forma solitária os papéis de escritor, editor, artista, promotor, produtor, e técnico simultaneamente.

Um teste de mestre para um stand-up comedian é a habilidade de enfrentar um "heckler" (membro da platéia que, por algum motivo, responde ou interage com o show de forma não muito amistosa) mas ainda, responder com algo tão maior que consiga entreter a platéia com a réplica.

Não existem muitas regras sobre os assuntos e abordagens, o que permite uma constante evolução. O mesmo pode se dizer da duração, desde uma breve apresentação de um minuto como as de Oscar Filho ao recorde mundial de Bruno Motta, que entrou para o Guinness Book como o comediante que fez o "maior show de humor do mundo". Ficou 38 horas e 12 minutos falando para um público de 5 mil pessoas que se revezavam num teatro em Belo Horizonte.

_______________________________________________________________________________

Eu sou muito fã de qual quer tipo de comedia, mais eu tenho uma queda pelo humor stand up, geralmente os humoristas que fazem esse tipo de comedia teem um humor ácido e inteligente, eles fazem piadas com o que a gente menos espera, e muitas pessoas pensam que esse estilo de humor surgiu no Brasil agora, ha pouco tempo, o que não é verdade, vou postar abaixo um video do nosso grande mestre, Chico Anysio, num festival da rede Record em 1969, ja fazendo a comedia stand up.





É bem verdade que de uns 5 anos pra cá o Brasil revelou varios comediantes de muito talento, dentre eles eu posso citar alguns como Danilo Gentilli, Fabio Rabin, Rafinha Bastos, Bruno Motta, Ben Ludmer, Carol Zocolli e outros... Não posso deixar de falar de comedia stand up sem citar um outro grande mestre, José De Vasconcelos, um ótimo comediante, um dos melhores que eu ja vi, segue abaixo um video dele tambem.




O humor Stand up possui grandes representantes nos Estados Unidos, nomes como Eddie Murphy, Chris Rock, Adan Sandler entre outros...

Vou postar tambem um video de um humorista da nova geração, Fabio Rabin.





Abraços !!

Comments (9)

Este comentário foi removido pelo autor.

Interessante o texto. E por sinal, Stand-up comedy é sensacional!

stand é o que há
curto demais

Nossa, que legal ver o Gênio Anysio tão jovem...
O Stand-Up é antigo nos USA, por exemplo, no Brasil estourou agora.
O bom é que traz uma leva de bons comediantes ao palco; e o ruim é que qualquer "engraçadinho de 12 anos na sala de aula de hoje", pensa poder ser o gênio do improviso de amanhã.
Mas o tempo, este crítico implacável, retarda... mas não falha!

abç
Pobre Esponja

Stand-Up parece ser uma ótima peça teatral... Gostaria de assisti-la, mais não tenho tempo rs.

hahaha Rabin é foda demais tem um humor muito maluco
pra mim o foda do stand up é o Diogo Portugal
mas agora viro moda stand up e consequentemente viro zona tb¬¬

adoro o rabin e toda esta trupe nova que ta arrebentando "barbixas" "deznecessarios" Zenas improvisadas", boa materia, curti meus parabems, falta da uma arrumada na diagramação fora isto ta show...

visita la o meu, falando nisto fiz uma entrevista com fabio porchat aquele "primo chato da zorra total" e que faz stand no comedia em pé tambem...


ABRAÇOS! PARABENS PELO BLOG


www.contemporaneoeindiscreto.blogspot.com

Valeu maninho... Mais "barbixas", "deznecessarios" e "Zenas improvisadas" não são espetaculos de stand up, são espetaculos de improviso, como o nome mesmo diz, ja o "deznecessarios" é humor pastelão, mais alguns integrantes fazem stand up por fora...

Mais vlw pelas dicas e pelos elogios...

Abraço

Cadê a Baiana? Huahuahuahuahaua- muito bom, conhecia o rabin como ator, mas o cara manda bem também nos textos.

abç
Pobre Esponja

Postar um comentário